DICAS SOBRE TECNOLOGIA
PARA OS PAIS:
- Observe como seu filho interage com os jogos digitais, quais são seus preferidos, quanto tempo e em que momentos ele joga, se o faz sozinho ou com colegas (pessoalmente ou virtualmente), em casa ou em lan houses. Assim, fica mais fácil entender o que representam os jogos para ele.
- Proponha participar dos jogos.
- Negocie horários de uso do computador. Para saber se o combinado está funcionando, verifique se os compromissos escolares estão sendo cumpridos.
- Peça para ver os registros do seu filho na internet, como páginas do Orkut ou os contatos no MSN. Não acesse essas ferramentas às escondidas.
- Não invoque perigos que não existem. Explique, por exemplo, o que realmente pode acontecer se ele abrir um e-mail estranho, que pode conter vírus.
- Se não quiser que seu filho acesse sites que considera impróprios, instale um filtro ao computador.
PARA OS PROFESSORES:
- Conheça a cultura televisivo-digital de seus alunos: o que eles gostam de ver na TV e usar na internet, como jogos e comunidades.
- Faça um debate com os que já utilizam canais de comunicação, como o MSN: discuta as palavras que eles usam para se comunicar e compare com a linguagem culta.
- Promova dias ou momentos de jogos coletivos na internet. Utilize os que provocam a interação, envolvem conhecimentos gerais e específicos de disciplinas da escola (Matemática, História) e estimulam estratégias, desafios e raciocínio lógico.
- Crie uma comunidade da escola no Orkut, com a participação dos estudantes e autorização da direção. O debate em torno da criação da comunidade, de seus objetivos e regras pode enriquecer o aprendizado. Lembre que essa iniciativa envolve riscos e responsabilidades, pois trata-se de um espaço livre, onde qualquer um pode entrar e escrever o que quiser. Deixe claro que, assim como na vida real, na virtual também não podemos ofender, caluniar ou injuriar ninguém.
- Estimule a troca de opiniões por meio de outras ferramentas, como os blogs.
Fonte: SETEMBRO 2006 www.novaescola.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário